Você que está participando do processo seletivo do programa Líderes Estudar (antigo Programa de Bolsas) 2018, mapeamos aqui algumas dúvidas que você pode ter neste período:


Quando abrirão as inscrições para o Líderes Estudar 2018?


As inscrições para participar do processo de 2018 estão previstas para abrirem em janeiro de 2018, mas as pré-inscrições já estão abertas em nosso site. Para se pré-inscrever, clique aqui e vá em "quero me inscrever".


O que é o Líderes Estudar?

Desde 1991, o programa Líderes Estudar apoia jovens a ingressar nas melhores universidades do mundo. Anualmente, são selecionados cerca de 30 brasileiros de alto potencial. Eles devem se identificar com os valores da Fundação Estudar, apresentar excelência acadêmica e desejar deixar um grande legado para o país. Os candidatos devem estar em processo de aceitação, matriculados ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa: graduação completa no Brasil, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, graduação completa no exterior e pós-graduação no exterior.


Quem pode participar do Líderes Estudar?


Para participar do Líderes Estudar 2018, você deve ser brasileiro, ter entre 16 e 34 anos (completos até o dia 31/12/2018) e estar matriculado ou em processo de aceitação em uma das modalidades de curso apoiadas pela Fundação Estudar:

  • Graduação completa no Brasil;

  • Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma;

  • Graduação completa no exterior;

  • Pós-graduação no exterior.


Não são fornecidas bolsas de pós-graduação no Brasil pelo Líderes Estudar. No entanto, abrimos a possibilidade de bolsas para pós-graduandos no Brasil, desde que estejam em situação de intercâmbio ou doutorado sanduíche no exterior.


Por que existe o limite de 34 anos de idade para poder participar do Líderes Estudar?

Para melhor buscar nosso objetivo faz-se necessário estabelecer um público-alvo pré-definido a fim de garantir o foco em sua atuação. Contudo, desejamos e recomendamos aos candidatos não contemplados nesses pré-requisitos que busquem instituições com um escopo complementar ao da Fundação Estudar. Você pode encontrar uma relação de instituições que oferecem apoio aos estudos e bolsas de estudos no EstudarFora.org.


Sobre a bolsa financeira do Líderes Estudar

A bolsa de estudos é concedida para ajudar no pagamento das mensalidades ou anuidades dos cursos e/ou despesas de manutenção (moradia, transporte, alimentação e livros). O valor fornecido da bolsa pode variar de 5 à 95% do valor total solicitado pelo candidato, mediante às necessidades financeiras do mesmo e decisão do conselho, na etapa final do processo.


Sou estrangeiro(a), posso participar do Líderes Estudar?
O programa é para somente brasileiros, pois temos como objetivo facilitar a formação de jovens que têm o desejo de transformar o país. Você pode encontrar informações, dicas e outras oportunidades de bolsas em instituições que se encaixem melhor no seu perfil em nosso portal EstudarFora.org.


A Fundação Estudar me ajuda a entrar em contato com as universidades e ser aceito no processo seletivo dessas instituições

Não, o programa Líderes Estudar é um processo seletivo que irá conceder uma bolsa para os já aprovados em alguma universidade. É de responsabilidade do participante entrar em contato, participar do processo seletivo e se matricular no curso de sua escolha nas universidades pleiteadas. De forma prática, são dois processos em paralelo: um é a seleção do programa Líderes Estudar, o outro é o application para o curso de sua escolha.


Quais são as etapas de seleção do Líderes Estudar?

O processo de seleção do programa é composto por sete etapas, consecutivas e eliminatórias, sendo as quatro primeiras online e as demais presenciais.

  1. Inscrições e pagamento (ou pedido de isenção);

  2. Testes online de perfil e raciocínio lógico;

  3. Vídeo e questionários;

  4. Entrevista de competências;

  5. Painel com ex-bolsistas;

  6. Entrevista para aprofundamento da trajetória; e

  7. Entrevista final. 


Existem restrições de universidades e cursos para participar do Líderes Estudar?


Atualmente não temos restrições de cursos, países ou universidades. Essa escolha, processo de inscrição e aprovação na(s) universidade(s) é de total responsabilidade do candidato.


É obrigatório preencher o campo de testes GMAT, GRE, TOEFL do processo seletivo do Líderes Estudar?


Caso a universidade não tenha exigido os testes, não é obrigatório o preenchimento deste campo.


Posso participar do processo seletivo do Líderes Estudar sem ter a carta de aceitação/comprovante de matrícula da universidade?

Você poderá se inscrever e indicar, na ficha de inscrição, quais são as escolas para as quais você já se candidatou e de que está aguardando resposta. Na etapa da entrega de documento, será necessária a apresentação dos comprovantes de sua aceitação/matrícula na universidade que pretende cursar. A mediação com a universidade é de responsabilidade do candidato.


Sobre resultados e convocações do processo seletivo do Líderes Estudar

Os resultados de cada etapa e as convocações para as etapas subsequentes serão comunicados por e-mail (conforme informado

pelo candidato na inscrição) e disponibilizados através do NaPrática.org. É muito importante checar a caixa de entrada e a de spam. Em algumas oportunidades, de acordo com a necessidade, serão feitos contatos por telefone.

 

Não obstante, o candidato é responsável pelo acompanhamento das etapas do processo. A Fundação Estudar se exime de responsabilidade se o candidato não tomar conhecimento de alguma convocação por não acessar o NaPrática.org e/ou e-mail regularmente.


Ainda com dúvida? Dá uma olhadinha em outros artigos sobre o processo Líderes Estudar. Além disso você pode sempre consultar o regulamento e o site do programa.


Ah, não deixe de ler o regulamento (anexo) antes de se inscrever. Lá você encontra todas as informações sobre regras e restrições do programa - é de extrema importância que o candidato esteja ciente das mesmas.