Você deverá gravar um vídeo de, no máximo,  3 minutos, contando a sua trajetória, suas principais realizações e conquistas, o que você já fez e quem você é. Seja sucinto e objetivo, pois o vídeo não poderá ser extenso! Aproveite para se mostrar de maneira que apenas observando textos e o seu currículo não seja possível, explicando por que e como tomou decisões para priorizar atividades e projetos de sua carreira profissional, acadêmica ou pessoal.


Algumas dicas:

  • Ligue os pontos: não descreva sua trajetória listando tudo o que está no seu currículo simplesmente. Conecte seus passos. Explique o porquê de ter seguido o caminho que seguiu. Adicione significado aos fatos.

  • Evite entrar muito nos detalhes: não perca tempo escolhendo ‘frases de impacto’ ou ‘expressões que impressionem’, pense que você deve transmitir um panorama geral sobre quem você é e o que já realizou.

  • Coesão: o todo precisa fazer sentido. Analise se sua história é coesa e se o que você fez de fato leva um desconhecido a entender quem você é hoje e o que você quer.

  • Evite muitos chavões e adjetivos: dizer que o intercâmbio te ajudou a conhecer outras culturas ou que o estágio te ajudou a ver como as coisas são na prática são frases que não dizem muita coisa. Falar que você é persistente ou que quando quer algo corre atrás, muito menos. Deixe que sua história expresse isso por você.


Importante: O vídeo depoimento deverá ter a duração máxima de 3 minutos, sem trilha sonora, com qualquer fundo (inclusive a parede do seu quarto), sendo obrigatório conter você nos contando a sua trajetória. Você deve fazer upload do seu vídeo no YouTube e classificá-lo como “Não listado” (O vídeo não pode ser classificado como “Privado”).